Em 09/05/2023, foi realizada a assinatura da Resolução nº 01/2023, da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU), que dispõe sobre a aprovação do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí, localizado em Cabuçu.

A solenidade ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí, com a presença do secretário municipal da SEMAU, Jhonatan Ferrarez; do diretor da Masterplan (empresa que ganhou a licitação e elaborou o plano de manejo), Luis Soraggi; do gestor do Parque, Luiz Otávio Castro, e de representantes do seu Conselho Consultivo; além de integrantes das equipes da SEMAU, da Masterplan, da empresa IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão) e da prefeitura.

O Plano de Manejo do PNMPSJI, também apresentado na cerimônia, dá a diretriz de operacionalidade do PNMPSJI e tem como objetivo preservar seu patrimônio biogeopaleontológico. O documento técnico estabelece o zoneamento e as normas que norteiam os objetivos definidos na criação de uma Unidade de Conservação (UC), a fim de recuperar, conservar e proteger unidades ambientais.

Ele é composto por 12 partes, sendo: Plano de Trabalho; Plano de Comunicação; Preparação para o Diagnóstico; Caracterização do Parque; Guia do Participante das Oficinas; Relatório de preparação para as Oficinas; Realização das Oficinas Participativas; 1ª Minuta do Plano de Manejo; Bases de dados Geoespaciais; Capacitação em Geoprocessamento; Programas Estratégicos e Plano de Ação; e a versão final do Plano de Manejo.

A resolução passa a valer a partir da data de assinatura, iniciando a metodologia, previamente definida, visando à preservação de recursos e valores fundamentais. Além de analisar as condições atuais do Parque, para detectar ameaças e melhores formas de resolução de problemas neste processo.

CONFIRA ABAIXO OS DOCUMENTOS PARA VISUALIZAÇÃO

ícone
Plano de Manejo - PNMPSJI

ícone
Diagnóstico - PNMPSJI

ícone
Diário Oficial Itaboraí

Resolução SEMAU nº 01/2023
10/05/2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *