O Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí (PNMPSJI) foi criado com o objetivo de salvaguardar uma bacia sedimentar de 1.400m de comprimento por 500m de largura, formada de rochas calcárias de origem do Paleoceno tardio (~65 Ma), rica em fósseis de vertebrados, vegetais, aves, anfíbios, répteis e mamíferos, um dos mais importantes jazigos de fósseis do Brasil (BERGQVIST et al., 2002; 2006).

Pode-se afirmar (SIGEP, 2008) que a Bacia de Itaboraí foi descoberta em 1928 pelo engenheiro Carlos Euler que, após analisar um suposto caulim (argila branca utilizada na indústria de louça e de papel, entre outros usos) encontrado na chamada Fazenda São José pelo seu então proprietário, Sr. Ernesto Coube, verificando que o mesmo se tratava de calcário. A partir daí, pesquisadores foram enviados ao local e, nas prospecções realizadas, encontraram uma grande quantidade de fósseis de gastrópodes continentais despertando o interesse científico para a região (Oliveira & Leonardos, 1978).

O PNMPSJI é considerado o único depósito brasileiro conhecido que registra a primeira irradiação dos mamíferos após a extinção dos dinossauros. SIGEP (2008) descreve também que, por guardar fósseis dos primeiros grupos de mamíferos da linhagem moderna (Metatheria e Eutheria), a bacia é também conhecida como o “berço dos mamíferos”, uma metáfora em alusão à condição primitiva dos fósseis de mamíferos lá preservados.

De idade neopaleocênica, a Bacia de São José de Itaboraí possui grande riqueza em fósseis de vertebrados e gastrópodes, sendo os mamíferos os mais abundantes e importantes, fato que a tornou reconhecida no meio científico internacional (SIGEP, 2008). Também foram encontrados restos arqueológicos, evidenciando a presença do homem pré-histórico no local.

Fósseis da Bacia de Itaboraí. (A) parte da maxila com dentes do notoungulado Colbertia magellanica (DGM280-M); (B) crânio, em vista oclusal, do marsupial Epidolops ameghinoi (DGM 321-M); (C) placa da carapaça do tatu Riostegotherium yanei (UFRJ-DG 317-M), em vista dorsal; (D) fragmento de maxila esquerda do xenunguado Carodniavieirai, com P4-M2; (E) parte da mandíbula com dentes do litopterno Miguelsoria parayirunhor (DGM 330-M); (F) vista anterior da vértebra da cobra Coniophis cf. C. precedens (UFRJ-DG, coleção didática); (G) ossos da perna do reiformes Diogenornis fragilis (DGM 421-M); (H) carapaça do gastrópode Brasilennea minor (DGM 4999-I); (I) carapaça do gastrópode Bulimulus fazendicus (DGM 4993-I); (J) molar do mastodonte Stegomastodon sp. (DGM 716-M); (L) fragmento de mandíbula com molares de Eremotherium sp. (DGM 732-M). Escalas: A-F, H, I = 10 mm; G, J, L = 50 mm. Fonte: Bergqvist et al. (2008)

5 comentários em “O que é o Parque?

1. Luiz Claudio Biato Portugal Responder

Parabéns a todos os envolvidos e responsáveis pela criação e manutenção deste Parque. Devemos todos ajudar e zelar pela sua conservação e desenvolvimento.

• Parque NMPSJI Autor do postResponder

Olá Fabiana!
      Para agendar visitas, pedimos que entre em contato através do nosso “Fale Conosco”.
      O Parque está sob nova gestão o que facilita no atendimento ao público.
      As terças estão sendo disponibilizadas exclusivamente para essa atividade.
      Não há cobrança de ingressos para acessar o Parque, mas caso queira contribuir, aceitamos materiais de limpeza como doação.
      Agradecemos o contato!

2. julio barreto Responder

boa tarde! poderiam informar quem é o gestor do Parque? Sou praticante de caminhadas e vez ou outra vou no parque palentológico e observo que a conservação do local não está boa! O local tem vocação p o lazer e para prática esportiva como corridas em trilhas, montain bike, night run e afins. Gostaria de estabelecer diálogo com a administração do local.

• Parque NMPSJI Autor do postResponder

Olá Julio!
      Envie e-mail/mensagem através do nosso Contato na Página Principal/Home do website. É o atual gestor do Parque, Luis Otavio Castro, que lê/responde. Assim, você terá um contato direto com ele para poder conversar melhor.
      Agradecemos o contato!