Na manhã de 12/01/2024, no Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU) realizou o lançamento do Mapa Turístico e do Calendário de 2024 do Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí, que marcou, também, as comemorações de 28 anos do Parque (12/12/2023).

O mapa contou com a contribuição de vários pesquisadores, tendo o paleoartista André E. Piacentini Pinheiro (FFP/UERJ) assinando a arte gráfica, que destaca 7 pontos de interesse do PNMPSJI:

1. Mirante: Vista panorâmica da Bacia Sedimentar de Itaboraí, no lado oposto ao Morro da Dinamite.

2. Crocodilo: Ocorrência de vértebras, costelas e um fêmur de um grande crocodilo fóssil com idade de cerca de 57 milhões de anos.

3. Ankaramito: Rochas vulcânicas originadas a grandes profundidades na Terra.

4. Gastrópodes: Presença de abundantes moluscos fósseis (caracóis), onde foram identificadas mais de 20 espécies desses organismos fósseis.

5. Arqueológico: Morro da Dinamite, local onde eram armazenados os explosivos durante a exploração de calcário. Ali foram encontradas evidências da presença humana pré-histórica na forma de artefatos líticos e uma fogueira.

6. Calcário Travertino: Rocha calcária, principal minério extraído para produção de cimento. Formado por precipitação química de carbonato de cálcio (CaCO3) em fontes termais.

7. Falha de São José: Estrutura geológica que deu origem à depressão onde se acumularam os sedimentos da Bacia de Itaboraí.

Já o calendário apresenta 12 obras vencedoras do 1º Concurso de Paleoarte do PNMPSJI, uma para cada mês do ano. As ilustrações retratam, de forma criativa e original, paisagens da época, com animais e/ou vegetais pré-históricos.

Faça abaixo o download dos PDFs e confira esses mais novos lançamentos!
Mergulhe na rica história e geo/biodiversidade do PNMPSJI!

ícone
Mapa Turístico - PNMPSJI
ícone
Calendário 2024 - PNMPSJI

MAPA TURÍSTICO

CALENDÁRIO 2024

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *