Não existe estação climatológica no município de Itaboraí – RJ. A Estação Meteorológica de Rio Bonito e a mais próxima de Itaboraí (aproximadamente 20 km), não havendo nenhuma grande interferência topográfica que possa causar modificações na dinâmica climática entre os municípios. Os dados climáticos foram adquiridos no INMET – Sexto Distrito de Meteorologia – referente à Estação Rio Bonito.

O município de Itaboraí está localizado em regiões classificadas como de clima tropical quente (temperatura media superior a 18°C), sub-quente (entre 18° e 15°C) e subtipo úmido (1 a 3 meses secos). Com relação à temperatura do ar, destaca-se a media mensal máxima de 35,9°C em fevereiro de 2003 e a media mensal mínima de 12,4°C em julho de 2000.

Quanto à precipitação pluviométrica, a média anual máxima chegou a 160,42 mm, no ano de 2004, e a mínima foi de 96,95 mm no ano de 1997. O maior valor mensal foi 450,20 mm em fevereiro de 1998 e o menor foi 2,7 mm em agosto de 2001.

Média das Precipitações (1995 a 2007).
Média das Temperaturas (1995 a 2007).

3 comentários em “Clima

  1. MARIO SERGIO Responder

    Acredito que essa informação deve ser apurada, já que devido a instalação do COMPERJ, existe a necessidade de acompanhamento do sistema climatológico da região. Salvo engano, existe uma estação no Distrito de Porto das Caixas.

    • Parque NMPSJI Responder

      Agradecemos o comentário, Mario, e iremos averiguar se existe alguma estação em funcionamento no município.

  2. Priscila azevedo da silva Responder

    E aqui não tem nenhum aviso de quando vem aquelas chuvas fortes e ventanias horrives aqui.que quando chove leva tudo o que tem pela frente .Aqui em visconde de itaborai quando vem essas chuvas e só Deus mesmo porque os ventos são muito forte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *